terça-feira, 20 de novembro de 2012

Onde Mora A Felicidade... (Butão)

Butão  












  
  Butão é um país encravado no Himalaia, entre a Índia e a China, conhecido também como “Terra do Dragão”. Sua capital é a bela cidade de Thimphu, certamente o lugar mais tranquilo do mundo. Vamos conhecer um pouco deste país:

O reino encantado do Himalaia :


  A tradição ocupa um lugar privilegiado, é extraordinário em diversos aspectos.Um lugar onde a natureza é a estrela principal e a lei maior que rege o país é ser feliz. 


  Uma das nações mais pobres do globo, de acordo com a ONU, o Butão também figura entre as dez mais felizes .O país tem fome zero, analfabetismo zero, índices de violência insignificantes e nenhum mendigo nas ruas. Não há registro de corrupção administrativa e o povo adora o rei, Jigme Khesar Namgyal Wangchuck, o quinto em cem anos de monarquia (1907-2007). 


  Felicidade é levada a sério no país - único do mundo a ter Felicidade Interna Bruta, como política pública. Ao Estado cabe prover as condições necessárias para que a população possa se concentrar na busca da felicidade, por meio dos ensinamentos do budismo. O conceito da Felicidade Interna Bruta tem quatro pilares - preservação das tradições butanesas e do meio-ambiente, crescimento econômico e bom governo. Instituída pelo quarto rei, Jigme Singye Wangchuk, em 1972, a política foi criada para se contrapor à idéia de que PIB (Produto Interno Bruto) - é baseado em valores materiais. 

 
  Os butaneses são simples, hospitaleiros e muito gentis. Não apresentam os sinais de estresse, pressa e impaciência tão comuns nas culturas ocidentais. A qualquer pergunta do tipo: "posso fazer isso?", eles respondem invariavelmente o mesmo: "se isso te faz feliz, sim". Eles acreditam que mente e corpo têm de estar em harmonia. Eles cultuam o budismo Mahayana, que tem garantia Constitucional no país. Essa é a herança espiritual que o povo deve passar para as próximas gerações, pregando a paz, a compaixão e a não-violência.

 
Turismo cultural:
 
  A melhor época para visitar o país é de outubro a maio, por causa dos festivais de máscaras e dança (outubro) e das comemorações pelo Dia Nacional (17 de dezembro). Quem tem o propósito de fazer "trekking" pelo Himalaia deve evitar os meses de novembro a fevereiro, quando muitas trilhas são bloqueadas pela neve. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário