segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Explicação Cultural... (China)


China

 

 

 




  
Nós ocidentais adoramos julgar os chineses por comerem insetos mas, não procuramos saber o por que deste bizarro costume. Por isso elaboramos um resumo do histórico chinês que pode explicar essa forma de expressão cultural:


A Grande Fome de Mao 

  Em 1958, o presidente socialista chinês Mao Tsé-Tung, impaciente diante da falta de desenvolvimento econômico e da resistência dos agricultores à coletivização, lança uma política chamada “O Grande Salto Para Frente”. Ele achava que, usando todos os agricultores do país, agrupando-os em comunas gigantes, e transformando-os em soldados de um exército industrial da revolução, ele poderia transformar simultaneamente a agricultura e a indústria, desenvolvendo velozmente o país.
  
  As pessoas viram as suas terras confiscadas, como suas casas e seu estilo de vida. Tudo foi coletivizado. A única maneira de fazer os camponeses trabalharem nas indústrias foi o uso da força.
  
  A base da estratégia maoísta foi substituir o capital por trabalho, mesmo em atividades nas quais o resultado seria o desastre. Um programa de irrigação ignorou as ecologias locais. O uso de processos deficientes na construção de represas e reservatórios acarretou o colapso.

  Os velhos e as crianças que tinham ficado no campo não deram conta da colheita. Sinais de fome começaram a aparecer.

  Esta catastrófica situação gerada no campo diminuiu absurdamente a produção de alimentos, elevando o preço do produto de forma a limitar o consumo de grande parte da população que, a partir daí, passa por um grande e arrebatador período de fome no país, onde foram registradas cerca de 45 milhões de mortes.

  E foi em meio a esse colapso que, os chineses, procurando alternativas para fugir da fome começaram a se alimentar de insetos e todo tipo de animais que encontravam além de, em situações extremas, comerem até cadáveres humanos.

 

A




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário