sexta-feira, 16 de novembro de 2012

O Famoso "Sonho de Consumo"... (EUA)


Estados Unidos 
 








 

  



  Um norte americano consome por dia em média uma quantidade de produtos que somados é maior mais que o seu próprio peso. Isto alimenta uma cultura que está se tornando globalizada e cada vez mais ameaçadora ao planeta. Mas como isso começou?

O Consumismo Estadunidense:

 
  A explicação da compulsão pelo consumo talvez possa se amparar em bases históricas.

  Após a Primeira Guerra Mundial, no período de 1921 e 1929, os EUA passaram por um grande crescimento econômico, tornando-se o país mais rico do planeta. Esse período ficou conhecido como Big Business. Esse momento de prosperidade ofereceu ao mundo um novo modelo de civilização, baseado no consumo, conforto urbano e no automóvel, pois era a meneira americana de viver, o American Way of Life. O mundo invejava o estilo de vida dos americanos.


   Este episódio se repetiu no pós Segunda Guerra, em um momento que ninguém queria lembrar de tanta destruição, dificuldades e tristezas, enterrando tudo com uma "vida perfeita" e o American Way of Life da década de 50 mostrava o caminho para a fecidade. Ter uma cozinha maravilhosa, cheia de eletrodomésticos, uma geladeira vermelha e um aventa de cerjas é o retrato da típica esposa perfeita.

  Mas foi em 1894, nos Estados Unidos que surgiu a primeira liga de consumidores, em Nova York. É interessante porque hoje se fala sobre a responsabilidade social das empresas, e naquela época, esse movimento de consumidores, que surgia lutando pelos direitos dos trabalhadores, já fazia isso, promovendo a compra dos produtos de uma "lista branca", fabricados ou comercializados por empresas que respeitavam os direitos trabalhistas, não explorando a mão-de-obra infantil ou feminina.
  
  Então, o movimento de consumidores surgiu relacionado à luta por direitos sociais. E, depois, ele passou por uma trajetória e se especializou em função, logicamente, do processo de produção em massa de mercadorias, e tem uma história muito interessante.


  Em 2009, os gastos com consumo dos norte-americanos, correspondiam cerca de 70% do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos. Hoje, os americanos consomem sozinhos a metade dos produtos agrícolas e industriais, dos recursos energéticos e dos serviços disponíveis na Terra.


  Mas como mudar esse costume tão antigo dos estadunidenses se, cada vez mais cedo são alienados e atraídos pela mídia e pela própria sociedade ao descontrolado consumo?
Os americanos consomem sozinhos a metade dos produtos agrícolas e industriais, dos recursos energéticos e dos serviços disponíveis na Terra.

Fonte: http://pt.shvoong.com/books/1862958-estados-unidos-consumo-economia-geografia/#ixzz2CRG2GIO3
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário