terça-feira, 20 de novembro de 2012

Caveiras a Solta... (México)

México







  

  O que você conhece sobre México? Aqui vai uma grande e divertida curiosidade a respeito deste enorme país:

Dia dos Mortos: 

 
  O dia dos Mortos é celebrado nos dias 1 e 2 de novembro no México, as origens dessa celebração remetem á época dos indígenas da Mesoamérica como os maias e os astecas. 

  Na era pré-hispânica era comum a prática de conservar os crânios como troféus e mostrá-los durante os rituais que simbolizavam a morte e o renascimento. As festividades são presididas pela deusa Mictecacihuatl, conhecida como a “Dama da Morte”. 

  Os espanhóis combinaram os seus costumes com o festival similar mesoamericano, criando deste modo o Dia dos Mortos. 



Simbolismo:

  • Caveiras de “doce”, têm escritas o nome do defunto, na sua frente, e são consumidas pelos parentes ou amigos;
  • Pão de morto, é um prato especial do Dia dos Mortos;
  • Flores. Durante estes 2 dias as famílias normalmente limpam e decoram as tumbas com coloridas coroas de flores, tais como rosas, girassóis, entre outras, mas com especial destaque para as “Cempaxóchitl”, as quais se acredita que atraem e guiam as almas dos mortos;
  • Rimas – também chamadas de “calaveritas”, que constam de versos onde a morte contrasta com personagens da vida real, fazendo alusão a alguma característica peculiar da pessoa em questão. São finalizadas com ;
  • frases que expõem o que as levará à morte. É muito comum dedicar as “calaveritas” a figuras públicas;
  • a separa dos seus parentes, também se elaboram altares nas casas, onde se colocam as oferendas, que podem ser pratos de comida, o pão dos mortos, copos de água, tequila, cigarros e também jogos para as almas da crianças. Tudo isto é colocado junto às imagens e retratos dos defuntos, rodeados de velas.     






Nenhum comentário:

Postar um comentário